Representação da mulher na...
Representação da mulher na sociedade
Desde o período da Revolução francesa, a mulher não é bem representada na sociedade. Ela não podia votar, e o máximo que podia fazer era simplesmente ficar em casa, arrumando – a. Contradizendo as ideias iluministas apresentadas na época.
Esta realidade imposta pelo passado vem mudando cada vez mais, principalmente após a constituição brasileira que apresenta os direitos de igualdade, baseada na constituição americana. Hoje em dia já pode – se perceber muitas mulheres trabalhando, exercendo outras funções. Pode se dizer que chegamos a era da “mulher evoluída”.
Há um tempo não era comum ver mulheres ao volante, hoje é cada vez mais comum, já que para ir ao trabalho a locomoção muitas vezes é difícil. Muitos homens criticam esta forma de viver das mulheres, pois elas tomam cada vez mais o mercado de trabalho, e hoje em dia assumem cargos de alta importância, como a presidência da república em nosso país.
No mercado de trabalho as mulheres estão sendo cada vez mais bem representadas, assumindo cargos altos, que antigamente só podiam ser ocupados pela classe masculina.
Não é só no mercado de trabalho que as mulheres são representadas. Na política é cada vez mais evidente o crescente número de mulheres, exercendo a sua profissão.
A classe feminina representa na nossa sociedade atual, uma nova forma de viver, que de certa forma, apaga o passado triste e oprimido a que ela foi submetida, superando barreiras e enfrentando os desafios de cabeça erguida, dando exemplos a aqueles que as julgaram anteriormente.
Uma das razões para que isto se concretizasse foi à aplicação da constituição, que defende os direitos iguais, possibilitando a classe feminina ser bem representada, e poder representar o nosso país de uma forma tão boa quando a classe masculina, que ainda representa a maioria no poder.
Vinícius Melo, 8º ano, 2011, colégio CESF